quinta-feira, novembro 09, 2006

New Machine in Town

Cá estou eu a navegar pela web num 'Ferrari'. Claro que não tenho carta de condução para este 'Ferrari', mas vou ganhando prática.

Esta foi a minha primeira vez a montar um PC às peças e só foi possivel com a ajuda do meu amigo Pedro Fialho. É também a primeira vez que estou a dar uma oportunidade à AMD, e a oportunidade de testar um sistema operativo nativo para a tecnologia de 64 bits. Para já parece estar a ser fácil esta integração, mas deixo isso para um outro 'post'. O computador foi montado em dúplicado pois o meu amigo José Lopes tem um 'gémeo'.

Ora vamos lá mostrar o meu 'Ferrari' a todos. Para começar, uma caixinha não muito grande, toda preta e sem a necessidade de parafusos. Com uma fonte de alimentação de 420W (parece ser o suficiente por agora), uma boa refrigeração e até agora silenciosa.

A 'motherboard' é da Gigabyte (GA-M57SLI-S4 AM2 NFORCE FSB800 SATA II DDRII 800) onde me preocupei em ter compatibilidade com o SLI da NVIDIA e AMD com socket AM2.

O processador é um AMD Athlon 64BIT X2 DUAL-CORE 4600+ BOX SKAM2. Talvez um pouco melhor do que o que eu devia comprar, mas enfim.

A placa gráfica com chipset da NVIDIA Geforce 7 é uma XFX GF 7600GT 570M 256MB DDR3 DUAL DVI PCI-X PV-T73G-UGF3. Muito boa placa para jogar ^_^

Fui para a memória da Kingstom. KINGSTON DDR2 2X1024MB 667MHZ Dual Channel. Parece-me que 2GB é o suficiente por agora :-P

Discos são 2 de 320GB com 16MB de cache. Não são Western Digital mas espero não ter problemas com eles. São discos da 320 GB MAXTOR SATA II 3.0 16MB.

Para ler e gravar em CD/DVD optei por 2 gravadores da LG. Porquê 2 gravadores? Porque a diferença de preço era quase nula de um gravador para um leitor. Não comprei com "lightscribe" porque também não iria utilizar, principalmente porque os cds ou dvds para isso são caros. O modelo é LG DVD+/-RW 18X GSAH22NRBBB DUAL LAYER BLACK BULK S/SOFTW.

Como extra e porque não comprei nenhum leitor de disquetes, instalei um leitor de cartões, modelo 18 EM 1 INTERNO 3.5" USB2.0 BLACK + 1XUSB PORT.

Para finalizar, falta o monitor. Pelo que sei a Videoseven é a marca branca da Sony, mas para todos os efeitos é uma marca desconhecida :-P O modelo é 19" VIDEOSEVEN L19WD TFT-LCD WIDE DVI 5MS MULTIMEDIA. Posso comentar que não sei onde se nota a diferença dos 5ms para os normais 8ms nos que andei a pesquisar. É 16:9 logo tenho um ecran comprido em relação aos convencionais :-) (NOTA: limita muito as resoluções do wine para alguns jogos mas coisa minima)

'Et Voilá'... O meu 'Ferrari' já anda pela Internet mas ainda sem placa wireless até migrar tudo o que tenho no outro pc antigo. O orçamento disponivel era de 1300€ mas fugi um pouco disso e ainda por cima para mais :-( em cerca de 100€. Agora durante muitos anos não vou poder fazer uma estravagancia desta a não ser que seja eu o próximo totalista do euromilhões que nesta semana rondam os 150.000.000,00 €.

Fica aqui então um link para o meu WiKi onde podem ver mais ao pormenor todo o equipamento.

4 comentários:

Buzanga disse...

E mais eu é que faço posts gigantes ....

Pela boca morre o peixe :-)))

Buzanga disse...

Ora tasse bem. Boas descrições. Vejo que optaste pela 420W. Esperemos que não te arrependas quando começares a divagar pelo mundo SLI e com mais algumas placas e devices attached :-P

A mãe da board eu tinha comprado ASUS. É só o que compro agora. Já vou na minha terceira ASUS e não mudo.

O resto parece-me fixe. Um conselho porém : não sejas forreta com o monitor. É a peça onde deves gastar mais dinheiro para ter qualidade.

Um monitor mais "vistoso" e quiça mais barato pode parecer bem, mas se fizeres asneira dás cabo da vista. É só um conselho ... free :-)

A tua primeira assembly ? Bolas ... pensava que já tinhas feito umas quantas.

Buzanga disse...

ahhh, só uma questão : wine e jogos ? Tens portanto linuxos com wine para jogos windows, é isso ? Funciona bem ? Que jogos por exemplo ? DirectX enabled/required ?

Unknown disse...

Bem, em relação aos 420W eu também pensei nisso mas segundo o manual da motherboard, para ter 6 discos sata e 2 drives opticos mais 2 placas em SLI, precisaria de 500W, senão basta 400W para ter o que eu tenho. Mas à frente sim, vou ter que me preocupar.

Quanto ao monitor, estou muito contente com ele. Filmes e jogos gráficos, vê-se tudo prefeitamente e tem bom angulo. Quanto ao dar cabo da vista, que tipo de especificação tenho que ter em conta? O monitor já está comprado, mas é por curiosidade :-P

Em relação ao wine (e wine não é um emulador), tudo deveria funcionar na prefeição. O único obstáculo que tenho é que quero o sistema operativo a 64bits e isso está a limitar.me um pouco os recursos ^_^

Mas digo-te que instalei wine com facilidade (ao contrário do que pensei) e já joguei Warcraft III e depois instalei a expanção (Frozen Throne) e continuei a jogar... com gráficos todos no máximo ;-)

O problema surgiu quando me decidi em ir dar um 'pulo' até à battle,net. Foi preciso o jogo actualizar-se (fez tudo automático) e depois deixou de arrancar. Não me detecta o CD no drive.

O ponto da situação é que tenho um 'guru' que está no desenvolvimento do wine a ajudar-me pois deve ser algo no wine e no "securerom" que controla o cdrom.