sexta-feira, abril 18, 2008

Usar o Gmail para guardar backups

A ideia não é minha mas vou deixar aqui a minha abordagem ao mesmo assunto. É uma óptima ideia aproveitar o espaço que o gmail nos disponibiliza de modo a assegurar alguma informação útil.

O conceito é simples e baseia-se em agendar uma compressão para um ficheiro o conteúdo de vários directórios para depois enviar por email para o gmail. Na conta do gmail cria-se uma 'label' e uma regra para colocar todos esses emails nessa label.

No meu caso eu fiz o seguinte script: ... e copiei-o para o directório /etc/cron.daily com permissões de execução para que corra todos os dias.

Et voilá... simples e porreiro :-)

PS: verificar se o 'attache' não excede o limite que o gmail permite que acho serem 10MB senão convém partir o 'attache'

3 comentários:

Buzanga disse...

mauuuuuu, foi sol de pouca dura ? Então venho eu aqui diáriamente para ver sempre o mesmo post de 18 de Abril ?

Bad bad Mary ...

Unknown disse...

Devagar, devagarinho...

...será contaminação das minhas costelas Alentejanas? ^_^

Buzanga disse...

Lol, deve ser :-)))